Publicidade
Cidades
| Em 2 anos atrás

Entrada de alíquota fixa de ICMS pode provocar aumento do combustível

Compartilhar

A entrada da alíquota única e fixa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) promete trazer aumento no preço dos combustíveis. Apesar da queda no preço da gasolina, anunciada esta semana pela Petrobras, a partir de 1º de junho, o valor pode subir nas bombas, em todo o país.

LEIA TAMBÉM: Postos de combustíveis da Grande Goiânia apresentam redução de preços após medida da Petrobras; confira

Publicidade

LEIA MAIS: Ministro diz que postos de combustíveis serão fiscalizados para garantir queda nos preços 

Publicidade

No próximo mês, o ICMS terá cobrança de R$1,22 por litro de gasolina, em todo o território nacional. A mudança na regra tributária, que começa a valer em junho, foi instituída pela Lei Complementar 192/2022.

Publicidade

O valor das alíquotas fixas foi definido em março deste ano pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). No caso do diesel, a alteração já está valendo desde 1º de maio, com uma cobrança de R$ 0,94 por litro. Desse modo, o impacto do ICMS deverá gerar uma alta nas bombas, visto que, o valor do imposto é imbutido no preço da revenda.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.