O terceiro filho do cantor Zé Vaqueiro, nascido na última segunda-feira (24), possui Síndrome da Trissomia do Cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau. A condição rara causa malformação congênita e complicações de saúde decorrentes.
O recém-nascido está internado na UTI desde o nascimento, o que fez com que o cantor cancelasse a agenda de shows até 17 de agosto. Zé Vaqueiro e a esposa, Ingra Soares, já são pais de Nicolly, de 13 anos e de Daniel, de 3 anos.
A síndrome é considerada rara e acomete 1 em cada 5 mil bebês. A malformação congênita pode ser identificada ainda na gravidez, durante o pré-natal, no entanto, não possui cura, apenas tratamento. Geralmente, a expectativa de vida de bebês que nascem com a síndrome é de apenas um mês.
É chamada de trissomia do cromossomo 13, justamente pelo cromossomo 13 adicional, que caracteriza a condição. Geneticamente, os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos, resultando em 46 cromossomos no total. Neste caso de anomalia, acontece um erro durante a divisão cromossômica, que faz com que o cromossomo 13 seja triplicado, resultando em 47 cromossomos.
Entre as características da Síndrome de Patau está a malformação congênita, entre elas malformações físicas e neurológicas. As mais comuns são: fenda palatina ou lábios leporinos, polidactilia, defeito na formação dos olhos, deficiência auditiva, baixo peso, malformação das mãos, do cérebro, do coração, dos rins, entre outros órgãos. O tratamento consiste em buscar alternativas cirúrgicas e clínicas para que o bebê tenha uma melhor qualidade de vida.