Publicidade
Variedades
| Em 12 meses atrás

Comum, mas não normal: entenda a infecção por H. pylori, que fez o cantor Nattan pausar agenda

Compartilhar

O cantor Nattan anunciou, nessa segunda-feira (1º dia de 2024), que irá fazer uma pausa de alguns dias em sua agenda de shows por que está com infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e, por conta do tratamento com antibióticos, teria desenvolvido refluxo gastroesofágico. “Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde”, diz parte da nota divulgada por sua equipe.

Isso por que o caso de Nattan chegou a causar um edema em suas cordas vocais. O artista também se pronunciou em vídeo publicado nas redes sociais: “Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos muito fortes. Catorze dias de remédios. E, esses remédios, me deram muito refluxo, e o que eu tomava para refluxo, não conseguia administrar com os antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema nas minhas cordas vocais. Esse é um dos elos dessa corrente, uma das causas e eu acabei me prejudicando em vários momentos em shows.”

Publicidade

A H.pylori, para quem não conhece, é uma bactéria extremamente comum, presente em cerca de 60% da população mundial, mas os casos em que ela causa uma infecção, claro, não é algo normal. Esse germe fica no estômago, onde sobrevive apesar da acidez do suco gástrico e nem sempre causa sintomas, mas se torna responsável por indigestão, gastrite e úlcera quando há má alimentação, estresse e outros problemas.

Publicidade

Entre os sintomas da infecção, de acordo com o Hospital Albert Einstein, estão dor estomacal ou intestinal; sensação de queimação na barriga; diminuição do apetite; enjoo e vômito; sensação de estufamento; presença de arrotos frequentes; e até casos de fezes com a presença de sangue.

Publicidade

O tratamento, por sua vez, envolve o uso de protetores gástricos e antibióticos, que foi o que Nattan tentou fazer. Além disso, uma alimentação controlada também pode ajudar. Para se prevenir, é importante lavar as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro, evitar compartilhar talheres com outras pessoas e higienizar alimentos antes de comer.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.