A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), vai oferecer cursos de educação para o trânsito. De acordo com a pasta as aulas serão ministradas ainda no primeiro semestre de 2024.
Dentre as ações, uma delas trata da implantação de um componente curricular específico de Educação Para o Trânsito, direcionado aos alunos dos ensinos fundamental e médio. Outra ação em andamento é a formação de professores/instrutores que atuarão como multiplicadores nas instituições de ensino da rede em 2024.
No total, serão ofertadas 105 vagas distribuídas entre três turmas e podem se inscrever professores efetivos ou com contrato, além de servidores administrativos efetivos ou readaptados. A formação de 208 horas será feita na modalidade à distância.
De acordo com a secretária estadual de educação, Fátima Gaviolli, além de crianças e jovens, o projeto também busca envolver os pais e familiares dos estudantes.
“Eles vão aprender sobre leis de trânsito e vão exigir dos pais ou responsáveis maior responsabilidade ao volante. Os estudantes fiscalizam e educam”, destaca.
O projeto também prevê a criação de uma agenda conjunta para promoção de ações educativas e ainda a implantação de curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os alunos do ensino médio.
Em reunião com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, nesta quinta-feira (01/02), o presidente do Detran Goiás, Delegado Waldir Soares, explicou que a parceria busca levar a educação para o trânsito ao cotidiano das escolas da rede estadual.