Enquete realizada pelo jornal Diário de Goiás entre os dias 25 de outubro e 19 de novembro mostra que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), precisa avançar administrativamente para que os números positivos se sobreponham aos negativos em sua avaliação. Hoje, a soma dos índices de ruim e péssimo chega a 46,5% do total, contra 39% de bom e ótimo. Dos participantes, 14,5% avaliam a gestão como regular.
Um resultado, segundo um petista entrevistado pela reportagem do Diário de Goiás, dividido, com uma “pequena” inclinação negativa, como o próprio definiu.
Para um secretário da gestão municipal, o principal problema é a falta de recursos. Ele pondera: “Paulo tem feito muito com o orçamento que temos na Capital.”
A falta de dinheiro amparou o discurso do prefeito nos últimos meses e nas prestações de conta, na Câmara Municipal. Um dos maiores desgastes de sua gestão, a dificuldade de negociação com os professores em greve, também foi justificado pelo “orçamento enxuto”, como definiu o prefeito, na ocasião.
Paulo Garcia, que é citado pelos petistas como possível candidato ao governo de Goiás, tem até março do próximo ano para decidir se irá ou não se desincompatibilizar. No caso da primeira opção, terá menos tempo para alavancar sua imagem e subir na avaliação da opinião pública.
Oposicionistas no Legislativo da Capital prometem novos desgastes contra o prefeito. Os vereadores têm aumentado o tom das críticas e provocado grandes debates no Plenário da Câmara. Na última semana, Elias Vaz (PSB) apresentou denúncia envolvendo o contrato da Prefeitura com a empresa Eicon Controles Inteligentes de Negócios. Segundo o vereador, será provado sua irregularidade. Outro vereador, Thiago Albernaz (PSDB), anunciou nova acusação.
Do outro lado, a líder do prefeito, Célia Valadão (PMDB), garante tranquilidade e diz que não há o que temer. “O prefeito tem se empenhado e está realizando uma excelente administração. Os desgastes fazem parte por aqui, é o papel da oposição, mas tenho certeza de que a população está ciente da eficiência de Paulo para o avanço da cidade”, ressalta a peemedebista.
Colaboraram com a pesquisa do Diário de Goiás 503 internautas que opinaram de forma voluntária, a grande maioria de Goiânia, que votaram nos últimos 25 dias.