O Estado de Goiás apresentou um grande crescimento em energia renovável nos últimos anos. O tema será apresentado e discutido durante o 13º Fórum Permanente de Energia de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon (PSC). O evento acontecerá na próxima sexta-feira (1º), no Plenário da Reitoria da PUC-GO, área 4, na Praça Universitária, em Goiânia.
Dados
O aumento da quantidade de unidades consumidoras com energias renováveis funcionando em Goiás foi de mais de 1.600% em menos de dois anos, o que mostra o trabalho realizado pelo Fórum Permanente de Energia, segundo o deputado. Em novembro de 2015, quando o Fórum foi lançado, haviam 16 unidades em funcionamento, e, hoje, são 267, segundo dados da Secima. Isso demonstra um crescimento
As palestras
O primeiro palestrante será Diógenes Aires de Melo, gerente ambiental da Sephan Goiânia, que falará sobre o Plano Diretor de Goiânia. Logo após, Edmar Cândido de Oliveira, diretor técnico da Sigma Engenharia, palestra sobre “A energia da Biomassa em propriedades rurais”.
Do Grupo Assaí, o diretor Emerson Morais falará sobre a usina fotovoltaica que a empresa instalou em uma loja de Goiânia, a maior em região urbana do País, com mais de 2.800 placas em uma área de aproximadamente 8 mil m², que gerarão, em um ano, aproximadamente 1.500 MWh.
O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG), Alair Luiz dos Santos, e a diretora Sueli Pereira e Silva, falam sobre o Biogás em áreas de agricultura familiar no estado.
A última palestra é do gerente de mercados do Banco do Brasil em Goiás, Walber Santos de Sousa, que irá falar sobre as linhas de financiamento de energias renováveis do banco no estado de Goiás.