O governo federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado, também chamado de Enem dos concursos, em todo o país. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (3), após avaliação da equipe ministerial, por conta da atual situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, atingido por fortes temporais nos últimos dias.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, responsável pela organização do Enem dos concursos, ainda não definiu uma nova data para aplicação das provas. O exame estava marcado para este domingo (5), em todas as regiões do país.
A pasta chegou a informar, na última quinta (2), que a prova do Enem dos concursos seria mantida no domingo (5), com possibilidade de que os candidatos afetados pelos desastres naturais pudessem pedir reembolso da taxa de inscrição. No entanto, nesta sexta (3), após reavaliar a situação e as providências jurídicas que podem ser tomadas sobre o caso junto ao advogado-geral da União, Jorge Messias, a ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou o adiamento oficial.
Os fortes temporais no Estado do Rio Grande do Sul atingiram 235 municípios, com 37 mortes registradas, até o início da tarde desta sexta (3).