Mais de 200 mil inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 foram registradas até o final da manhã desta segunda-feira (7), primeiro dia de inscrição. Durante a coletiva de imprensa realizada hoje, o Ministério da Educação anunciou a previsão de aproximadamente 7,5 milhões de inscrições. A dinâmica de inscrição, no entanto, passou por mudanças devido à antecipação do período de solicitação da isenção. Os candidatos isentos deverão fazer a inscrição no ENEM por meio do sistema simplificado, diferentemente dos demais, que adotarão o sistema completo. Ambos estão disponíveis nas versões em português e em libras.
Este ano, 3.361.468 solicitantes foram contemplados com a isenção no ENEM 2018. E o principal motivo da mudança da dinâmica de inscrição deve-se ao fato de que os beneficiados já forneceram as informações prévias, sendo preciso agora fazer apenas a complementação do cadastro. Os demais candidatos farão a inscrição normalmente.
Embora o período de inscrição seja encerrado em 18 de maio, a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no momento da inscrição poderá ser paga até o dia 23 deste mês. O valor é R$ 82, o mesmo do ENEM 2017. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.
Saiba mais Como gerar e pagar a GRU do Enem 2018?
Sistema simplificado: como fazer a inscrição no Enem
Após acessar o site oficial do ENEM, o participante deverá informar o CPF e a senha de cadastro. Em seguida, será redirecionado para a tela de informações pessoais, onde deverá:
Confira seus dados pessoais apresentados automaticamente pelo sistema e, caso haja algum dado incorreto, é preciso entrar em contato com a organização. Preencha os demais campos com informações sobre sexo, cor ou raça, dados da carteira de identidade (número, órgão expedidor), estado civil; Informar a nacionalidade e, no caso de brasileiros, informar o estado e município de nascimento;
Atendimento específico x atendimento especializado
Ainda no sistema simplificado, os participantes sinalizar se precisam ou não de atendimento específico ou de atendimento especializado para realizar o exame. E qual a diferença entre eles? O atendimento especializado é ofertado para pessoas que possuem algum tipo de deficiência – sendo essa física, auditiva, mental ou outra – e, a depender do caso, é preciso informar o CID da deficiência. Já o atendimento específico é ofertado para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Sistema completo: como fazer a inscrição no Enem
A inscrição pelo sistema completo do ENEM deve ser feita pelos candidatos que não solicitaram isenção ou que não foram beneficiados. As primeiras etapas – fornecimento de informações iniciais, opção de atendimento específico ou especializado – coincidem com o sistema simplificado. A diferença é que os participantes não isentos deverão preencher também as informações sobre o ensino médio, o questionário socioeconômico e dados para o acesso ao sistema.
{nomultithumb}