Publicidade
Destaque 2
| Em 5 anos atrás

Enel libera opção de autoleitura para consumidores goianos

Compartilhar

A Enel comunicou nesta quinta-feira (26) que possibilitou aos clientes de Goiás a opção da autoleitura dos medidores de consumo de eletricidade, a exemplo do que já é feito com consumidores da zona rural. A alternativa surge em meio à pandemia de coronavírus e, segundo a empresa, visa resguardar a saúde tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Em contato com o Diário de Goiás, a responsável pelas Operações Comerciais da empresa, Alessandra Koslowski, explica que, inicialmente, essa opção de faturamento está aberta por 90 dias, podendo ser reavaliada de acordo com o avanço da Covid-19 no estado.

Publicidade

“É uma modalidade simples, em que o cliente pode ir ao medidor e registrar o consumo pelo canal que ele escolher”, disse Koslowski. Ela ainda explicou que os números devem ser tomados em data determinada pela Enel. “Cada cidade tem um dia específico de fechamento, e é neste dia que o cliente deve realizar a leitura”, detalhou.

Publicidade

A automedição, conforme Koslowski, pode ser feita por meio de um celular e foto enviadas à Enel. “É uma maneira de confiar no consumidor”, disse. A empresa disponibilizará um aplicativo para que os consumidores façam a análise e enviem para faturamento.

Publicidade

Conforme dados da empresa, os clientes industriais já têm 95% da medição remota. Os outros 5% podem optar pela autoleitura o poderão ainda contar com o serviço de leitura.

Opção pela média

Publicidade

Para o cliente que não quiser realizar a autoleitura, a fatura mensal virá pela média dos últimos 12 meses, conforme foi acordado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A fatura de março foi fechada usando este procedimento.

Segundo Koslowski, qualquer eventual diferença entre o consumido e o faturado será descontado na próxima fatura. Isso ocorrerá também nos próximos meses, caso o consumidor opte pelo faturamento por média. “Se houver diferença, o cliente receberá uma compensação na fatura do mês seguinte”, explicou.

A Enel lembrou ainda que está suspenso por 90 dias, por determinação da Aneel, o corte de energia elétrica de clientes inadimplentes.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista