A Enel Goiás está preparada para enfrentar novos episódios de tempestades e ventanias no Estado como a que aconteceu na última sexta-feira (01/10). “Temos equipes que monitoram a condição climática e também em tempo real a situação em todo o estado”, destacou o diretor de planejamento da companhia, Roberto Vieira em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia na manhã desta segunda-feira (04/10).
Vieira explicou que o monitoramento é feito em tempo real. “Temos previsão do tempo que são feitas de hora em hora e também antecipadamente que permitem que façamos um plano operativo diariamente para monitorar as condições previstas no estado todo”, pontuou. O acompanhamento ainda permitiu que a Enel fizesse uma boa gestão de crise para resolver rapidamente os problemas decorrentes da ventania da última sexta-feira.
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: saiba se vai chover em Goiás nesta semana
“Isso permitiu que na sexta-feira já estivemos com o efetivo reforçado em Goiânia e região metropolitana. Já sabíamos antecipadamente que teríamos esse evento climatológico que aconteceria na sexta-feira. Cancelamos todos os trabalhos programados para o período da tarde, reabastacemos as equipes com material de atendimento emergencial para poder dar pronta resposta”, pontuou destacando a agilidade da Enel.
Três dias depois, ainda tem casas sem energia elétrica; Enel diz que maioria foi normalizada
As ventanias de sexta-feira provocaram estragos na região Metropolitana de Goiânia e outras cidades do estado. Casas passaram todo o final de semana sem energia elétrica. Para atender toda a demanda, foi necessário mobilizar funcionários da Enel. “Mais de 1250 equipes trabalhando para concluir os reparos e chegar a 100% do fornecimento de energia regularizado”, destaca Vieira.
“Ao longo do final de semana trabalhamos com o efetivo dobrado. Mais que o dobro da quantidade normal de equipes para poder fazer frente a essa emergência que começou na sexta-feira a tarde com os fortes ventos que chegaram a mais de 100km/h. Nesse momento, temos 99,7% que tiveram problemas já reestabelecidos”, pontuou. A reportagem do Diário de Goiás questionou a Enel Goiás o número exato que representaria os 00,3% mas não houve resposta.
Mesmo assim, Vieira considera a efetividade dos trabalhos em torno das equipes como uma “resposta boa” aos eventos climáticos que ocorram na sexta-feira. “Precisamos nos capacitar para criar mais equipes e dobrar o efetivo. Isso nos dá uma possibilidade de responder muito mais rápido crises como a que aconteceu na sexta-feira, um evento climatológico totalmente atípico e que conseguimos uma resposta razoável. Em 48 horas praticamente todos os clientes com energia reestabelecido. Para um evento desse tipo foi uma boa resposta.”