A Enel inaugurou nesta terça-feira (10) a ampliação da Subestação Trindade, O evento de abertura das instalações ocorreu durante a manhã, no Jardim Decolores, próximo à GO-060. O presidente da empresa, José Luis Salas e autoridades municipais estiveram presentes.
A obra contou com a instalação de um novo transformador de 33 MVA, que dobrou a potência instalada da subestação, totalizando 66 MVA instalados. Além disso, a Enel construiu 32 quilômetros de novas redes de distribuição. De acordo com a empresa, as novas redes contribuirão para beneficiar 57 mil clientes.
Além do novo transformador, os equipamentos foram modernizados e automatizados, tornando a subestação totalmente digitalizada. “Podemos monitorar todo o sistema em tempo real e operá-lo de forma remota, diretamente do Centro de Operação da Distribuição, em Goiânia”, disse o presidente Salas.
Também foram instalados dois bancos capacitadores, com 5,4 MVAr cada, que reduzem a sobrecarga dos equipamentos do sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia fornecida pela subestação.
As melhorias na subestação de Trindade fazem parte de um pacote de ampliações e reformas de 130 subestações em todo o Estado, em acordo firmado em agosto com o governo Estadual, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sete obras já foram concluídas, em Trindade, Anápolis (Daia), Jataí, São Miguel do Araguaia, Alto Horizonte, Quirinópolis e Cristalina.
De acordo com o presidente da Enel no Brasil, o plano de investimentos dá prazo até 2022 para a empresa concluir as obras acordadas. Já no ano que vem, mais da metade da demanda estará cumprida.
“É um plano de três anos. Até 2022 temos previsto fechar todo esse ciclo de obras. Mas até dezembro do ano que vem prevemos que 68% dessa demanda reprimida de clientes que esperam para aumentar a sua capacidade de produção, das suas plantas ou novas ligações estariam atendidos. Em 2021, chegaríamos a 86% e 100% em 2022”, detalhou. “Em 2020 temos que entregar mais 200 MVAr até fevereiro e chegarmos a 400MVAr até o final do ano”, completou.
Conforme Salas, na próxima semana, a Enel concluirá mais duas subestações e pretende entregar 100 novas obras até o final do ano que vem.
“Estamos entegrando Santana em Anápolis e Mineiros na próxima semana. Temos mais três outras subestações para inaugurar em janeiro e uma obra do tamanho de Trindade, em Niquelândia, que entregaremos no primeiro trimestre do próximo ano. Temos como plano a conclusão de 100 novas subestações até 2020”, afirmou.
Elogios
A Enel enfrenta uma batalha política e judicial com o governo estadual e com a Assembleia Legislativa. Em Trindade, porém, recebeu o apoio e elogios do prefeito Jânio Darrot.
“Estou vendo que a empresa está investindo. Aqui em Trindade a Enel está cumprindo o que foi determinado no plano de ação dela para com os municípios. Estamos inaugurando uma subestação que dobrou sua capacidade e onde foram investidos R$ 20 milhões. Isso vai possibilitar que as indústrias que estão sendo instaladas no pólo empresarial Maria Monteiro possam ter a energia para produzir normalmente”, declarou.