Será realizado nesta sexta-feira (26), às 8h, no Fórum de Aparecida de Goiânia, o 2° Encontro Estadual de Magistratura Goiana. Desta vez, os magistrados irão debater o quadro de insegurança nos fóruns goianos. Entre os convidados do evento, está o professor Joe Weider que falará sobre o diagnóstico das vulnerabilidades e particularidades de cada unidade judiciária de Goiás, relatório produzido a pedido do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para compor o plano institucional de segurança do órgão.
“O incêndio no Fórum de Goiatuba expôs a necessidade urgente de investimento em segurança nas unidades do Judiciário estadual. É inadmissível que a casa da Justiça seja alvo da criminalidade”, argumento o juiz Müller Salomão, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).
Em 2016, unidades foram alvos de ataques em Goiás. No último dia 10 de agosto, o incêndio no fórum de Goiatuba destruiu cerca de 15 mil processos. Além dessa ocorrência, no dia 8 de agosto, o Fórum de Senador Canedo também foi palco de violência. Um indivíduo portando arma branca atacou servidores do Judiciário. Este ano ainda foi registrado incêndio no gabinete de juiz em Iporá, a unidade de Rialma foi invadida e houve, também, ameaça de ataque à bomba em Cidade Ocidental.
Segundo o Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário divulgado pelo CNJ, Goiás está em quinto lugar no ranking dos estados com maior número de juízes ameaçados. Atualmente, 9 magistrados goianos estão sob risco. O estudo do CNJ mostra ainda que o TJGO está na 81ª colocação nos índices de segurança, entre todos os órgãos do Poder Judiciário.
Leia mais: