A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou na manhã de terça-feira (26), 90 frascos de medicamentos e materiais hospitalares. O material estava às margens da BR-153, próximo a Interlândia, distrito de Anápolis.
Os frascos eram de medicamentos manipulados para tratamento do câncer, sendo que havia medicamento em três deles. Eles estavam identificados com o nome do paciente e receituários.
Os dados foram encaminhados para a Polícia Civil em Anápolis e a Vigilância Sanitária foi acionada para recolher o material e dar a destinação adequada.
O autor do descarte poderá responder por crime ambiental, por causar poluição e causar danos à saúde humana. A pena é de 1 a 5 anos de reclusão e é agravada quando a poluição é causada por lançamento de resíduos sólidos de maneira irregular, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
Além dos materiais hospitalares, a PRF também encontrou 1.350 doses de vacina contra a febre aftosa em outro ponto da rodovia. As doses estavam dentro de 27 frascos e foram encaminhadas a Vigilância Sanitária.
O descarte inapropriado de resíduos no meio ambiente, além de ser crime, pode levar à contaminação do solo e de mananciais, causando riscos a saúde humana.