Cerca de 600 atletas participaram da primeira Regional dos Jogos Abertos, que foi realizada em Trindade, no último fim de semana. Além das modalidades coletivas – vôlei, handebol, futsal e basquete – nesta nova etapa marcaram a presença as disputas de capoeira.
O município de Aparecida de Goiânia se destacou com a conquista de três vagas nas finais – com o basquete masculino, o futsal feminino e o voleibol feminino. Goiânia venceu no futsal e no handebol masculino e Trindade no handebol feminino. Já Piracanjuba com o basquete feminino. Na capoeira a equipe de Anicuns conquistou cinco das mais de 25 vagas para as finais.
Os primeiros lugares de cada categoria esportiva, além de vencerem a etapa regional, também conquistaram vaga para a fase final / estadual dos Jogos Abertos, que será em Itumbiara, nos dias 7 a 9 de setembro.
A rivalidade na final do futsal feminino foi um destaque. Goiânia, representado pelo Jaó, enfrentou o Aparecida de Goiânia, representado pelo Hidráulica. O time de Aparecida levou a melhor e marcou três gols no segundo tempo, dois de Tamires e um de Mirelle, fechando o placar por 3 a 0.
Já no handebol feminino, a Força Atlética/ Estácio de Sá, que representa Trindade, conquistou o título da regional e a vaga de forma invicta, vencendo o Aparecida de Goiânia por 41 a 10.
A próxima regional já tem data. Será no próximo fim de semana, entre os dias 27 e 29 de julho, em Itumbiara.
Nesta 16ª edição Jogos Abertos participaram de representantes de 150 municípios goianos, reunindo quase cinco mil atletas. Entre os meses de março a julho foram realizadas as microrregionais, que foram realizadas em 19 cidades-sede. Já em julho iniciaram as regionais, que são divididas em seis municípios. Em setembro será a etapa final/ estadual.
Os Jogos Abertos são realizados pela Superintendência Executiva de Esporte e Lazer, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com os municípios. O evento é uma das mais importantes competições do Estado, pois tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.
{nomultithumb}