O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 para brasileiros residentes no exterior será aplicado para 1,4 mil pessoas, em 14 cidades de dez diferentes países, no dia 10 de setembro.
Haverá, ainda, aplicação para pessoas privadas de liberdade em dez penitenciárias de Tóquio (Japão), entre 11 e 22 de setembro. Para residentes no Brasil, a prova será em 8 de outubro em todas as unidades da federação.
O exame é uma oportunidade para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade regular obterem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
São quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. As provas, aplicadas em dois turnos, obedecem aos requisitos básicos da legislação em vigor para o ensino fundamental e o ensino médio. Os resultados individuais podem ser usados para certificação ou obtenção da declaração parcial de proficiência.
As inscrições são gratuitas e serão abertas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 10h do dia 7 de agosto. O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de 18 de agosto. Para fazer inscrição, é preciso ter os números do CPF e do documento de identificação.
O candidato também deve informar a certificação de conclusão do ensino que está buscando; as provas para as quais deseja a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área) e a secretaria estadual de educação ou o instituto federal onde deseja solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.
Endereço das provas no exterior