A empresa OI (Fixo, Internet, TV a Cabo) é a campeã do ranking de mais reclamadas no primeiro mês deste ano no Procon Goiânia.
A Net ocupa o segundo lugar, seguida pela Claro e pela Sky. Dentro desta lista, estão ainda dois bancos e a distribuidora de energia CELG.
Entre as principais reclamações estão cobranças indevidas, má prestação e cancelamento de serviços. “O consumidor, quando entra em contato com as empresas para tentar resolver alguma questão através do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), não está sendo atendido da maneira correta. Muitas das vezes, inclusive, os problemas não são solucionados”, explica o superintendente do órgão, Rodrigo Melo.
O gestor ressalta que o consumidor sempre deve ler o contrato do produto ou serviço adquirido, ter todos os protocolos de atendimento e guardar os documentos relativos à relação de consumo.
As empresas reclamadas pelo consumidor são notificadas pelo Procon Goiânia e têm 30 dias para resolver o problema antes que o processo administrativo seja aberto. “É raro o problema do consumidor não ser solucionado dentro do prazo, já que 90% são resolvidos antes da abertura do processo. No entanto, quando isso não acontece, a empresa pode ser penalizada”, finaliza o superintendente.
As dez mais reclamadas de janeiro/2016:
1º – OI (Fixo, Internet, TV a Cabo)
2º – NET
3° – CLARO
4° – SKY
5° – OI MOVEL
6° – CAIXA ECONOMICA FEDERAL
7° – VIVO
8° – CELG
9° – GVT
10º – BANCO BRADESCO CARTOES