Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Empresários do turismo firmam parceria para testar funcionários em Pirenópolis

Compartilhar

Empresários da rede de hospedagem e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pirenópolis firmaram uma parceria para realizar inquéritos epidemiológicos no corpo de colaboradores de hotéis e pousadas do município.

Testes rápidos que detectam a existência de anticorpos para o coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foram adquiridos pelos empresários, enquanto a SMS fica responsável pela aplicação. A primeira etapa foi realizada nesta sexta-feira (4), em três pousadas, e não detectou casos positivos.

Publicidade

Segundo a secretária de Saúde, Luciana Rodrigues, entre 20% e 30% dos funcionários dessas pousadas foram submetidos ao inquérito. Empresários dos demais segmentos que integram o turismo já planejam ação semelhante. “Pretendemos estender essa parceria a bares, restaurantes e atrativos. Com isso, podemos ter uma base de como está sendo essa abertura”, afirma a secretária.

Publicidade

De acordo com Rodrigues, os resultados mostram que, por ora, a reabertura da cidade não implicou numa piora do cenário epidemiológico. “A gente está mostrando o impacto que, por enquanto, é positivo”, avaliou.

Publicidade

A titular da SMS cita que a pasta já realizou duas etapas de um inquérito epidemiológico na população, em um convênio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). “Através deles, descobrimos que já havia contaminação comunitária. Podemos identificar bairros que estão com maior incidência. É uma forma de sabermos da porcentagem de pirenopolinos que estão contaminados e, em casos positivos, monitorar quem está em torno deles”, explica.

Feriado prolongado

Publicidade

Empresários do setor turístico e autoridades públicas relataram ao Diário de Goiás que o município deve ter leitos esgotados para o feriado prolongado da Independência.

Pessoas ligadas ao Trade Turístico confirmaram à reportagem que muitas hospedarias já estão sem leitos disponíveis para o fim de semana. A expectativa é que haja lotação da rede, dentro dos 65% da capacidade total permitido por decreto.

Até a manhã deste sábado, porém, a chegada de visitantes está dentro da normalidade. “Ontem (sexta-feira) foi bem tranquilo, dentro da normalidade. Agora pela manhã há um número bem maior de pessoas, mas ainda dentro da expectativa para o fim de semana”, relatou a secretária de Saúde.

Na sexta, a fiscalização já realizou autuações por aglomerações e não uso de máscaras. A SMS, em conjunto com a Postura e a Polícia Militar, também autuou acampamentos clandestinos e estabelecimentos que receberam turistas sem autorização. Para Rodrigues, apesar do descumprimento das normas, a maioria dos visitantes e da população local está colaborando.

“Uma boa parte entendeu. Muitos visitantes vêm conscientes, mas infelizmente essas autuações ainda são necessárias, até por parte da população da cidade. Há uma parte que não se conscientizou, mas não é a maioria”, avalia.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista

Tags: pirenópolis