Empresários de Jataí, no sudoeste goiano, deverão assinar um termo de compromisso para poder abrir as portas do comércio. As ações estão previstas em decreto municipal. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Jataí tem quatro casos do novo coronavírus.
De acordo com a prefeitura, os empresários terão que imprimir duas vidas, sendo que uma será entregue aos fiscais que passarão recolhendo, e a outra deverá ficar exposta na empresa.
O tem o objetivo de estabelecer um compromisso de todos os comércios do município em relação aos cuidados para combater a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
Clique aqui para ler o decreto
Clique aqui para ler o termo de compromisso
Na cidade ainda continuarão suspensas até o dia 3 de maio, como aquelas ligadas ao setor de eventos, shoppings, bares, choperias, academias, boates, entre outras.
No entanto, diferente de Goiânia e outras cidades, restaurantes estão autorizados a funcionar desde que adotem algumas medidas para evitar a facilitação do contágio do coronavírus.
Foi limitado o atendimento ao público no ambiente dos estabelecimentos até às 16h, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas, excetuado os pedidos para viagem (encomenda ou entrega), que continuam permitidos, sem limitação de horário.
Os donos de restaurantes foram orientados a manter os talheres higienizados e devidamente embalados individualmente de forma a evitar a contaminação cruzada.
Entre outras medidas, foi recomendada a higienização, após cada uso, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, as superfícies de toque (maçanetas, mesas, cadeiras, cardápios, guadanapeiras, balcões etc), com álcool 70% (setenta por cento), ou com biguanida polimérica ou peróxido de hidrogênio e ácido peracético.