Brasil

“Empregos verdes” crescem em Goiás, aponta estudo; entenda o termo

O emprego verde em Goiás apresentou aumento de 0,26%, entre 2015 e 2021, enquanto a média nacional da categoria apresentou queda de 2,51%, de acordo com uma análise feita pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) sobre o retrato do emprego verde em Goiás e a sua composição socioeconômica. Os dados do estudo também apontam que Goiás aparece entre os dez estados com maior número de postos de trabalho considerados verde. 

O termo ‘emprego verde’ é utilizado para designar os postos de trabalho em atividades econômicas que contribuam substancialmente para limitar emissões de carbono, recuperar e conservar a qualidade ambiental, diminuir necessidade de energia e matérias primas, além de reduzir o impacto das empresas e dos setores econômicos a níveis que sejam considerados sustentáveis.

De acordo com levantamentos feitos pelo IMB, Goiás ocupa a 8ª posição do ranking das Unidades da Federação. No ano de 2021, Goiás apresentou 144.401 empregos formais verdes, valor correspondente a 9,11% do total de empregos, enquanto a média nacional representou 8,62%. O município de Santa Tereza de Goiás se destacou no período como o município com a maior oferta de empregos na categoria, alcançando a marca de 34,9% do seu total de oportunidades.

“Goiás está avançando na criação de empregos verdes, possibilitando o aquecimento do mercado para o trabalhador goiano e combatendo o desemprego. Essa categoria de trabalho também promove o bem-estar e a inclusão social da população, na mesma medida em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, salienta que além da geração de novas oportunidades, a criação dos postos de trabalho considerados verdes também está alinhada com o aumento de rendimentos. “Em Goiás a remuneração nominal mensal da categoria supera a média nacional na somatória das oportunidades de emprego verde e não verde, o que torna o mercado promissor”, disse.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024