Tomaram posse os novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Foram integrados ao conselho, membros de diferentes áreas: Ciências Humanas, Cinema e Vídeo; Letras, Música, Memória e Patrimônio Cultural, Artes visuais, Áudio visual, Artes Cênicas, Artes Integradas e Artes Plásticas.
O conselho é um órgão colegiado responsável por desenvolver a política estadual de Cultura. Do total de 18 novos conselheiros incluindo titulares e suplentes, 12 foram indicados pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e seis pelas entidades culturais. Os conselheiros indicados pelo governador ocupam as funções até o fim do atual mandato ele e os demais até 2021.
A atual presidente do Conselho, Nancy Ribeiro de Araújo avalia que o quadro de novos conselheiros é qualificado e terá papel importante.
“Todas estas pessoas são especialistas de áreas de culturais e com toda certeza serão propulsores do fomento da cultura em Goiás. Eles trabalharão na análise de projetos culturais. O conselheiro tem tarefas em que estuda pareceres. O conselho tem uma função normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizador”, destaca a presidente.
De acordo com o governador de Goiás, o conselho tem tido ao longo dos anos papel independente. Ele ressalta que não há interferência na escolha dos membros do conselho.
“Eu não dou qualquer opinião palpite quanto as listas que me chegam. Eu acolho integralmente. Para fazermos uma cultura realmente democrática, o conselho tem tido uma gestão independente nas análises do Fundo de Cultura”, afirma o governador.
O Diário de Goiás transmistiu a posse dos conselheiros:
{youtube}rvS_15j7ays{/youtube}
1 – Música
2 – Ciências Humanas, Memória e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
3 – Artes Cênicas
4 – Cinema e Vídeo
5 – Letras
6 – Artes Plásticas de Artesanato
1- Cinema e Vídeo
2 – Música
3 – Artes Cênicas