O presidente da França, Emmanuel Macron, está com data marcada para visitar o Brasil. O político virá no na próxima semana e, quinta-feira (28) da semana que vem, se encontrará com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia oficial de sua chegada ao Palácio do Planalto, em Brasília. O foco da pauta, pela qual Macron vem, é a do meio ambiente.
De acordo com o site da Carta Capital, o presidente da França deverá visitar pelo menos duas cidades brasileiras antes de ir à Brasília: a primeira será em Belém, capital do Pará, que receberá, no ano que vem, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP).
Depois, Emmanuel Macron e Lula vão se encontrar em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ambos deverão visitar a sede do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), criado em 2008 depois de um acordo entre o Brasil e a França. Ainda no RJ, ambos também devem participar da cerimônia de entrega de quatro submarinos de propulsão convencional e um nuclear.
Depois, então, é que Macron e Lula irão se encontrar no Palácio do Planalto e no Itamaraty. Ainda de acordo com a Carta Capital, porém, há chance de do presidente francês visitar São Paulo para um encontro empresarial, mas agenda não está confirmada. Dentro disso, com pautas focadas na agenda ambiental, tanto Lula, quanto Macron, devem discutir o estado atual do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que está paralisado por falta de acordo.
Leia também: Lula não virá a Goiás esta semana