Após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cidadãos brasileiros já podem emitir certidões negativas cível ou criminal pela internet. Desta forma, não haverá custo e o cidadão ainda terá acesso aos sistemas de busca informatizados de 1º grau de todas as comarcas do poder Judiciário de Goiás.
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Marques Filho, essa medida promove a plena cidadania, ao democratizar o acesso a esse tipo de documento.
Para emitir as certidões, o interessado deve entrar no site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (www.tjgo.gov.br) e clicar no Projudi, do menu Requerimento Certidão Positiva/Negativa. Para isso, será necessário informar o nome da pessoa interessada, o CPF, nome da mãe e data de nascimento.
No caso de certidões positivas o cidadão não poderá emiti-la pela internet. O sistema irá encaminhar o usuário ao Cartório Distribuidor da comarca local. De acordo com a Corregedoria-Geral da Justiça, a autenticidade das certidões eletrônicas poderá ser confirmada pela internet.