Categorias: Esportes

Emerson marca, e Corinthians vence Deportivo Lara em casa pela Libertadores

ALEX SABINO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Corinthians contratou Emerson Sheik, 39, em janeiro deste ano, com a lembrança do atacante decisivo no título da Libertadores de 2012. Quando o jogo apertou nesta quarta (14), foi o veterano quem tirou a equipe do sufoco. Ele fez o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara (VEN), no Itaquerão.

O resultado fez o Corinthians chegar aos quatro pontos e assumir a liderança do Grupo 7 do torneio sul-americano. O time brasileiro pode ser alcançado nesta quinta (15) pelo Millonarios (COL), que enfrenta o Independiente (ARG), em Buenos Aires.

Por quase 64 minutos, a partida foi mais difícil do que o placar sugere.

O Deportivo Lara cumpriu o papel que se esperava: entrou em campo para se defender. Nem mesmo para contratacar conseguia colocar velocidade em campo, mesmo que o rival tenha dado oportunidades para isso. A esperança venezuelana, a cada rara investida ofensiva, era obter uma falta e, assim, cruzar a bola na área. O único momento que levou algum perigo foi arremate de Lara que Cássio deixou a bola escorregadia ir para escanteio.

Foi o Corinthians que não desempenhou o papel combinado. Em parte repetindo o que mostrou contra o Millonarios, em Bogotá, na primeira rodada, faltava criatividade no meio-campo e a ausência de penetração obrigava Maycon, Gabriel e Rodriguinho a tentarem chutes de média distância. Sem sucesso no primeiro tempo.

A melhor opção era pela esquerda. Clayson e Sidcley levavam vantagem sobre a marcação e conseguiam fazer jogadas de linha de fundo e fazer cruzamentos. Lances que não encontravam nenhum atacante na área para finalizar. O jogador mais ofensivo era Emerson Sheik, que substituía Jadson, vetado por sentir dor na coxa direita. Ele pouco foi visto em campo. Mas quando apareceu, foi para decidir.

É bem verdade que Fabio Carille tinha motivo para reclamar, apesar da atuação ruim. O árbitro boliviano Raul Orosco ignorou falta cometida sobre Balbuena na área.

Letárgico e abusando da lentidão, o Corinthians começou o segundo tempo sem dar qualquer sinal de vida. Não que os venezuelanos dificultassem tanto assim.

Havia espaço para jogar, mas os donos da casa não sabiam aproveitar, mesmo com a bola correndo com maior rapidez no gramado molhado e Romero trocando de lado com Clayson no ataque.

Alguém tinha de aparecer. Conhecido mais pela importância dos gols do que pela quantidade, Sheik cabeceou para tirar o Corinthians da dificuldade aos 19. Ele tem 28 gols em 165 partidas com a camisa da equipe. Mas na campanha de 2012, ele fez três gols entre semifinais e finais. Dois deles, contra o Boca Juniors (ARG), confirmaram o título.

Foi o bastante para ele nesta quarta. Três minutos após o gol, foi substituído por Junior Dutra. Saiu aplaudido de pé pelos mais de 31 mil torcedores no estádio.
Pernía desviou contra o próprio gol cruzamento de Rodriguinho, mas foi uma formalidade. O Deportivo Lara não tinha nenhuma força ofensiva para buscar o empate. Serviu para o meia comemorar a jogada em sua 150ª partida pelo Corinthians.

Agora, a diretoria corintiana tenta resolver a situação do lateral esquerdo Zeca.

O clube deseja contratar o jogador que briga na Justiça com o Santos, mas não quer ficar encarregado de pagar a multa de R$ 50 milhões, caso o atleta tenha decisão favorável.

“Temos interesse no jogador, mas não queremos correr riscos”, disse o diretor de futebol Duilio Monteiro Alves.

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique, Sidcley; Gabriel, Maycon, Rodriguinho; Romero, Emerson Sheik (Júnior Dutra), Clayson (Pedrinho). T.: Fábio Carille

DEPORTIVO LARA

Salazar; Aponte, Mendoza, Pernía, Chaurant; Sierra, Andreutti, Reyes (Cardozo), Pedro Ramírez, Soto (Valderrey); Hernández (González). T.: Leo González

Estádio: Itaquerão, em São Paulo

Público: 31.524 pagantes (total: 31.767)

Renda: R$ 2.095.062,95

Juiz: Raul Orosco (BOL)

Cartões amarelos: Júnior Dutra (Corinthians); Pernía e Andreutti (Deportivo Lara)

Gols: Emerson Sheik, aos 20min, e Pernía (contra), aos 31min do segundo tempo

Charlie Pereira

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024