Numa tentativa de diminuir aglomerações no transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, o embarque prioritário que até esta quarta-feira (31/03) era realizado entre 5h45 e 7h15, a partir do próximo dia 1º de abril, na quinta-feira, se dará entre as 6h e às 07h30. Mesmo com os decretos de reabertura comercial, a estratégia terá continuidade com essa adaptação.
A adequação, feita a pedido da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), se deve à avaliação realizada durante a primeira semana de implantação do Embarque Prioritário Emergencial. Pela análise, foi possível perceber um aumento no fluxo de passageiros logo após o fim da restrição de embarque. “A partir da observação que fizemos nesses dez dias, vimos que deslocando 15 minutos é possível fazer uma distribuição ainda melhor, de forma a reduzir a aglomeração das 7h15 às 7h30”, disse o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima.
Já a partir desta quarta-feira (31/03), outra medida que passará a valer é a análise dos cadastros feitos no site da RMTC. Os usuários que apresentaram apenas a justificativa no formulário, sem anexar nenhum documento que comprove a atividade essencial, têm o prazo de 48 horas para comprovar o vínculo. Caso contrário, o cadastro será bloqueado.
“Em um primeiro momento, permitimos que os trabalhadores que não tivessem algum documento comprovando o vínculo com a atividade essencial pudessem apenas se justificar. Mas houve um excesso de justificativas e, quando fomos verificar, constatamos que muitas dessas justificativas não tinham relação com serviços essenciais”, explicou Adriano.