Será realizada a última reunião deliberativa de 2014 do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, no Montana Grill, localizado no setor Bueno, em Goiânia. A instituição é responsável pela aprovação de projetos de financiamentos junto ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). A informação é do site Goiás Agora.
Cerca de 30 cartas-consultas de empresas de pequeno e médio porte serão apreciadas pelo colegiado, mais 19 cartas relacionadas ao setor rural. Ao total, aproximadamente R$ 40,5 milhões em crédito serão destinados ao setor produtivo.
De acordo com o secretário-executivo da FCO, Orcino Gonçalves Júnior, o crédito será contratado junto ao Banco do Brasil, Agência de Fomento e Banco Sicoob. Além disso, Orcino informa que o financimento do Fundo é o que possui o menor custo de mercado. Com variação de 4,5% a 8% ao ano, os juros possuem prazos de até 12 anos em relação à amortização, mas com três anos de carência.
Só em 2014, foram liberados, até o mês de outubro, R$ 1,74 bilhões no Estado de Goiás. Também será aprovado, na reunião de hoje, o calendário de 2015 das reuniões do Conselho, que é composto por 21 conselheiros, sendo dez atuantes na iniciativa privada e 11 do setor público.