Foi realizada na noite desta segunda-feira (29), a troca do comando geral da Polícia Militar de Goiás. O coronel Divino Alves assumiu no lugar de Sílvio Benedito Alves. A solenidade de passagem de comando foi realizada debaixo de chuva na Academia da Polícia Militar.
O secretário de Segurança Pública e vice-governador de Goiás, José Éliton Júnior (PSDB), afirmou que foi positivo o trabalho realizado por Sílvio Benedito Alves. Apesar de ter pedido aposentadoria, o ex-comandante deve atuar em uma função estratégica na SSP. O secretário ressaltou que o momento é de que a PM tenha uma postura mais rígida no enfretamento aos criminosos.
“Nós vamos para o combate da criminalidade. Vamos ao enfrentamento aos bandidos que estiverem querendo ousar, querendo fazer de Goiânia, de Goiás, um espaço deles, eles vão perder esta batalha. Nós vamos para frente, vamos avançar, vamos ter policiamento ostensivo, vamos pra inteligência trabalhar. Reconhecemos o trabalho do coronel Sílvio e neste momento importante e que precisa haver uma nova postura da Polícia Militar e das demais polícias de Goiás”, destacou o vice-governador.
José Éliton ainda ressaltou que é preciso garantir o direito de ir e vir das pessoas, que o bandido é quem precisa ficar preso e não o cidadão de bem. O secretário destacou que ações como a Operação Tolerância Zero não estão sendo realizadas apenas em Goiânia, mas também em outras regiões do estado.
Em rápidas palavras o novo comandante Geral da PMGO apenas agradeceu a confiança depositada nele e que pretende executar com mesmo entusiasmo as funções desempenhadas por ele no Comando do Policiamento da Capital, posto que ocupava até então.
Presente na solenidade de transferência de comando, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também destacou o trabalho desempenhado pelo coronel Sílvio Benedito Alves. O chefe do executivo voltou a dizer do momento de turbulência que vive o país, resultando em condições desfavoráveis para a população, por exemplo, o desemprego.
O governador fez um apelo para que a Polícia Militar endureça o combate à criminalidade. Marconi Perillo destacou que é melhor que os bandidos mudem de vida, ou de estado, pois a polícia será mais rígida.
“A população espera de todos nós muito trabalho daqui pra frente. É natural que a violência cresça. Neste aspecto que temos que agir com mais vigor ainda. É esta a minha determinação e do vice-governador, José Éliton, proteger a sociedade, proteger o cidadão de bem, dar tranquilidade as nossas famílias, combater a violência, a marginalidade. Peço a Polícia Militar que os quase 7 milhões de goianos vivam em paz”, afirmou o governador Marconi Perillo.
O ex-comandante geral da PMGO, coronel Sílvio Benedito fez um longo discurso. Foram cerca de 20 minutos fazendo uma espécie de balanço de parte das ações promovidas por ele enquanto esteve à frente da corporação.
“Foram grandes avanços e conquistas. Crescemos como instituição militar. Destacamos a valorização profissional, o tratamento humanizado dado a praças e oficiais da corporação e também a sociedade goiana, através de uma polícia comunitária”, afirmou.