Uma faxina está sendo realizada pelo Facebook. Em meados de 2018, a rede social excluiu aos montes, páginas nas quais consideravam como “redes de desinformação” e que propagavam fake news. Na quinta-feira (23/05) a empresa de Mark Zuckemberg divulgou a terceira edição do relatório de Padrões da Comunidade e revelou que baniu 2,2 bilhões de contas falsas nos primeiros três meses de 2019. As informações são do portal nova-iorquino Business Insider.
O relatório detalha os esforços do Facebook em manter uma plataforma livre de contas falsas, material abusivo, atividades ilegais, spam “e outros conteúdos nefastos”.
Há no relatório dados impressionantes: 2,19 bilhões foram banidos no primeiro trimestre de 2019, em comparação a 1,2 bilhão no quarto trimestre de 2018: praticamente o dobro de contas falsas foram criadas em um curto espaço de tempo. “A quantidade de contas em que tomamos medidas aumentou devido a ataques automatizados por atores mal intencionados que tentam criar grandes volumes de contas ao mesmo tempo “, escreveu o vice-presidente de integridade da empresa, Guy Rosen. Segundo a empresa, no Facebook há 2,38 bilhões de usuários ativos. O número de contas falsas excluídas era praticamente o mesmo.
O número de postagens que o Facebook identificou como discurso de ódio também tem ascendido. A plataforma removeu 4 milhões desses posts no trimestre mais recente, acima dos 3,3 milhões nos três meses anteriores e de 2,5 milhões no primeiro trimestre de 2018. O Facebook disse que sua capacidade a detecção proativa desse conteúdo também melhorou, com 65,4% dos sistemas e processos da empresa, acima de 58,8% no trimestre anterior.
Para prevenir a atuação de robôs e usuários maliciosos, o Facebook está divulgando o aprimoramento dos seus serviços. “Em seis das áreas de política que incluímos neste relatório, detectamos proativamente mais de 95% do conteúdo em que agimos antes de precisar de alguém para denunciá-lo”, escreveu Rosen. “Para o discurso do ódio, agora detectamos 65% do conteúdo que removemos, de 24% há pouco mais de um ano, quando compartilhamos nossos esforços. No primeiro trimestre de 2019, cancelamos 4 milhões de postagens por discursos de ódio e continuamos investir em tecnologia para expandir nossa capacidade de detectar esse conteúdo em diferentes idiomas e regiões. “