A Prefeitura de Paraúna publicou nesta segunda (01/03) um novo decreto municipal que estabelece regras mais rígidas para as atividades na cidade. Tais regras se dão pelo alto número de casos e óbitos, além da alta taxa de ocupação dos leitos hospitalares. O documento valerá até que haja demonstração de estabilização ou diminuição da curva de contaminação pela covid-19, em índice compatível com estrutura de saúde disponível.
De acordo com o decreto, ficam proibidos: palestras, casamentos, batizados, dias de campos ou qualquer tipo de atividade que contenha aglomeração de mais de 10 pessoas, além de atividades abertas ao público em clubes recreativos e aquáticos, inclusive quadras de futebol, competições esportivas ou de qualquer gênero também estão proibidas.
Em supermercados, açougues e afins, ficam permitidos o funcionamento de segunda a sábado até as 20 horas, as academias podem funcionar até as 22 horas e aos domingos e feriados até as 13 horas.
Postos de combustíveis, depósitos de gás, farmácias, restaurantes, distribuidoras de bebidas, bares, e comércios alimentícios poderão receber públicos de segunda a domingo até as 22 horas, e na modalidade delivery e drive thru até a meia noite, sendo em ambos os casos obrigatório o uso de máscaras por funcionários e clientes.
A prefeitura estabelece a lotação máxima de 30% nos comércios, bares e na feira municipal, distanciamento de dois metros entre mesas e cadeiras dentro e fora do estabelecimento e que seja disponibilizado álcool 70%.
O comércio de bebidas alcoólicas e o consumo em locais de uso público ou coletivo fica proibido das 22 às 06 horas, o descumprimento destas e das demais normas poderá acarretar em multa, interdição do estabelecimento e cancelamento do alvará sanitário. Missas, cultos, celebrações presenciais ou reuniões em igrejas ou templo de qualquer culto também ficam suspensos temporariamente.
A cidade tem hoje (02/03) 65 casos positivos, 6 internados, 3.895 investigados, 310 monitorados, 16 óbitos. em números gerais já são 793 casos confirmados desde o início da pandemia e 712 curados, segundo dados da Prefeitura. (Texto de Pedro Leite, estagiário em parceria com a Uni Araguaia, com edição de Domingos Ketelbey).