Publicidade
Cidades
| Em 2 anos atrás

Em ritmo lento, terceiro adiamento prorroga fim das obras do Eixão para junho de 2023

Compartilhar

Em ritmo lento, as obras de revitalização dos 28 quilômetros de todo asfalto da pista do Eixo Anhanguera que foram iniciadas em junho do ano passado e que estavam previstas, judicialmente, para serem finalizadas até o final de novembro deste ano, ficarão prontas em junho de 2023, conforme explica a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) ao jornal O Popular.

No mês passado os maquinários que realizavam os serviços na pista ficaram parados por pelo menos dez dias na Praça das Mães, no Setor Oeste, em Goiânia. Na ocasião, a Seinfra argumentou que toda virada de mês há um novo cronograma de valores de insumo das empresas fornecedoras de materiais que são derivados à base de petróleo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Goiânia assumirá pavimentação asfáltica do Eixão

Publicidade

Neste período de um mês as obras só foram concluídas em 600 metros. Ao todo, até o realizado no momento soma-se em torno de 7,6 km que vai do Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, até a Praça Abraão Rassi, em frente ao Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), no Setor Oeste.

Publicidade

O novo titular da pasta, Denes Pereira, disse que o problema de compra do material, que é um Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) ainda continua, e isso tem gerado atraso nas obras. Além disso, a antecipação do período chuvoso também se torna um problema, que de acordo com ele, prejudica a normalidade do cronograma de obras. Portanto, a pasta garante que prepara solução para os próximos dez dias, quando haverá matéria prima suficiente, o andamento das obras será mais rápido.

NÃO DEIXE DE LER: Primeiros ônibus elétricos devem compor frota do Eixo Anhanguera em abril de 2023

Publicidade

Segundo a Seinfra, a previsão é que sejam utilizados até 9.660,51 toneladas de massa asfáltica em toda a obra. Até o começo de outubro foram utilizados 2.100 toneladas. As obras ainda precisam ser feitas do trecho que vai da Praça Abraão Rassi, até o Terminal Padre Pelágio, no Setor Ipiranga e do Terminal Praça da Bíblia, até o Terminal Novo Mundo.

Portanto a Seinfra agora trabalha com novo cronograma e divide as obras em três etapas. Segundo a pasta até dezembro deste ano a conclusão será do trecho do Terminal Praça da Bíblia até o Terminal Praça A, em Campinas. A segunda etapa será entre os terminais Praça da Bíblia e Novo Mundo, sentido Goiânia/Senador Canedo com previsão de conclusão em março de 2023. E última etapa será entre os terminais Praça A até o Padre Pelágio, que deve ser iniciada em março do próximo ano com previsão de conclusão em junho também do próximo ano. O titular da Seinfra garante que as obras vão continuar mesmo com o período chuvoso.

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.