Em ritmo lento, as obras de revitalização dos 28 quilômetros de todo asfalto da pista do Eixo Anhanguera que foram iniciadas em junho do ano passado e que estavam previstas, judicialmente, para serem finalizadas até o final de novembro deste ano, ficarão prontas em junho de 2023, conforme explica a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) ao jornal O Popular.
No mês passado os maquinários que realizavam os serviços na pista ficaram parados por pelo menos dez dias na Praça das Mães, no Setor Oeste, em Goiânia. Na ocasião, a Seinfra argumentou que toda virada de mês há um novo cronograma de valores de insumo das empresas fornecedoras de materiais que são derivados à base de petróleo.
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Neste período de um mês as obras só foram concluídas em 600 metros. Ao todo, até o realizado no momento soma-se em torno de 7,6 km que vai do Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, até a Praça Abraão Rassi, em frente ao Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), no Setor Oeste.
O novo titular da pasta, Denes Pereira, disse que o problema de compra do material, que é um Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) ainda continua, e isso tem gerado atraso nas obras. Além disso, a antecipação do período chuvoso também se torna um problema, que de acordo com ele, prejudica a normalidade do cronograma de obras. Portanto, a pasta garante que prepara solução para os próximos dez dias, quando haverá matéria prima suficiente, o andamento das obras será mais rápido.
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Segundo a Seinfra, a previsão é que sejam utilizados até 9.660,51 toneladas de massa asfáltica em toda a obra. Até o começo de outubro foram utilizados 2.100 toneladas. As obras ainda precisam ser feitas do trecho que vai da Praça Abraão Rassi, até o Terminal Padre Pelágio, no Setor Ipiranga e do Terminal Praça da Bíblia, até o Terminal Novo Mundo.
Portanto a Seinfra agora trabalha com novo cronograma e divide as obras em três etapas. Segundo a pasta até dezembro deste ano a conclusão será do trecho do Terminal Praça da Bíblia até o Terminal Praça A, em Campinas. A segunda etapa será entre os terminais Praça da Bíblia e Novo Mundo, sentido Goiânia/Senador Canedo com previsão de conclusão em março de 2023. E última etapa será entre os terminais Praça A até o Padre Pelágio, que deve ser iniciada em março do próximo ano com previsão de conclusão em junho também do próximo ano. O titular da Seinfra garante que as obras vão continuar mesmo com o período chuvoso.