Categorias: Política

Em reunião com Embaixador, Vanderlan defende ampliação do comércio entre Brasil e Argentina

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), defendeu uma maior aproximação entre Brasil e Argentina na área de inovação tecnológica para fortalecer as relações comerciais entre os dois países, durante visita do embaixador argentino, Carlos Magariños, ao seu gabinete em Brasília. Vanderlan se mostrou favorável a acordos bilaterais que beneficie as nações vizinhas.

O senador destacou que as relações comerciais entre os dois países são históricas e na soma entre importação e exportação confirma-se que a Argentina é um do nosso maior parceiro comercial, na América Latina. “Debati com o embaixador que é necessária a expansão comercial entre nossos países na área de inovação tecnológica aplicada aos mais setores, como a pecuária, o agronegócio, a indústria e os manufaturados”, disse.

Dados da Balança Comercial entre Brasil e o País vizinho, em 2018, destaca que a Argentina é o nosso terceiro principal parceiro comercial, representando em torno de 7% a 8% das exportações brasileira. No entanto, a crise em que a Argentina enfrentou nos últimos anos no governo da ex-presidente Cristina Kirchner, está afetando a relação comercial entre os dois Países.  No ano passado houve uma redução sistemática das aquisições de bens brasileiros pela Argentina.

O encontro entre as duas lideranças é positivo para fortalecer a aproximação entre Brasil e Argentina. Um provável alinhamento entre o embaixador Magariños e o senador Vanderlan Cardoso abre caminho para que os dois países possam avançar ainda mais no projeto de colaboração mútua.

Na saída da reunião, o embaixador afirmou estar bastante impressionado com a capacidade e conhecimento político e empresarial do senador Vanderlan Cardoso e que deixava a audiência satisfeito com os temas tratado com o parlamentar.  “Convidei o senador Vanderlan a visitar a Argentina para conhecer o Instituto de Pesquisa Aplicada (INVAP)”, frisou o embaixador. O INVAP atua em projetos de tecnologia nas áreas nuclear, aeroespacial, química, médica, petrolífera, energia alternativa, telecomunicações entre outros. O senador confirmou que pretende visitar a o País vizinho, em breve, e irá ao INVAP conhecer o trabalho realizado no Instituto.

“O estado de Goiás, por exemplo, precisa melhorar sua infraestrutura, principalmente na produção de energia renovável para enfrentar a atual crise energética. Temos a pior concessionária de energia do país, que é a ENEL”, afirmou o senador, ao justificar a necessidade de investimentos na expansão de outras fontes de energia, em Goiás.

“Durante o meu mandato no Senado Federal e como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) terei como meta a defesa de investimentos no país e em Goiás, como forma de promover a geração de emprego e renda para a população”, disse o parlamentar. O desemprego está muito alto e com investimentos na indústria, no comércio e em toda cadeia produtiva, novas vagas surgirão no mercado de trabalho para combater o desemprego”, afirmou o senador Vanderlan.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024