O Barcelona estreou na Liga Espanhola com vitória. Cercado de desconfiança após duas derrotas para o maior rival, o Real Madrid, na disputa da Supercopa da Espanha, o clube catalão bateu o Real Bétis por 2 a 0 no Camp Nou, diante de 56.480 torcedores.
O time de Lionel Messi encarou um Betis bem postado defensivamente, o que levou a equipe azul-grená a tocar excessivamente a bola nos primeiro 30 minutos, com pouca objetividade. A ausência do atacante uruguaio Luiz Suárez, que sofreu uma lesão no joelho direito e deve ficar cinco semanas afastado, foi sentida pelo setor ofensivo no início. Seu substituto, o espanhol Paco Alcacer, levou pouco perigo ao gol adversário.
A primeira chance de gol, veio apenas aos 14 minutos, em cobrança de falta de Lionel Messi. O Barça só voltou a levar perigo aos 33 minutos, com chute cruzado de Deulofeu, defendido pelo goleiro Adán. Na sequência, em cobrança de falta, o craque argentino carimbou a trave.
A partir daí, o time do técnico Ernesto Valverde conseguiu encaixar o jogo que caracterizou os melhores momentos do Barcelona nas últimas temporadas, com infiltrações rápidas pelas diagonais do campo. Foi assim que saiu o primeiro gol, aos 36 minutos. Messi serviu Deulofeu na área pela direita. O espanhol bateu cruzado e a bola desviou no lateral Tosca.
Logo depois, Deulofeu roubou a bola na direita e serviu Sergi Roberto, que livre de marcação na área, bateu no contrapé do goleiro e ampliou o placar, aos 38 minutos.
O Bétis pouco incomodou a defesa do Barcelona na primeira etapa. Com pouca efetividade, a equipe de Sevilha não conseguiu converter os contra-ataques em oportunidades de gol. A zaga catalã não sentiu falta de Piqué, que sentiu o adutor da coxa direita no clássico contra o Real Madrid na última quarta-feira (16) e ficou de fora da partida.
No início do segundo tempo, o time da Catalunha pressionou bastante a saída de bola do Bétis. Após desarme e assistência de Busquet no meio-campo, Messi voltou a carimbar a trave aos 15 minutos. Ele voltaria a acertar o poste aos 38 minutos.
O argentino foi o melhor jogador do time na partida. Com boas arrancadas e assistências, criou oportunidades de gol e conduziu o Barcelona à vitória. Suas cobranças de falta deixaram o torcedor com o grito preso na garganta.
O Bétis só levou perigo ao gol de Ter Stegen aos 44 minutos, com um chute do meia Fabián Ruiz, que entrou no lugar do também meio-campista Camarasa.
Com o resultado, o Barcelona dá um pequeno alívio ao clima tenso, que teve início ainda na temporada passada – quando foi eliminado da Champions League pela Juventus, depois de perder para o Real Madrid no campeonato nacional. Os merengues acabaram levando o torneio.
Neste início de temporada, a saída de Neymar e duas novas derrotas para o mesmo Real Madrid intensificaram o mal momento do time. Após os tropeços para o maior rival, o zagueiro Piqué chegou a dizer que “em nove anos, era a primeira vez que se sentia inferior ao Real Madrid”.
O Barcelona volta à campo pelo campeonato espanhol no próximo sábado (26). O adversário será o Alavés, no estádio Mendizorroza, às 13h15.