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Categorias: Política

Em Medellin, Vanderlan busca experiências em segurança e mobilidade para Goiânia

O pré-candidato a prefeito de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSB) desembarca nesta terça-feira (24) em Medellin, Colômbia, para conhecer a experiência de gestão municipal que, em 10 anos, é considerada uma transformação da cidade que era ícone mundial da criminalidade em referência de desenvolvimento e sustentabilidade na América Latina. A viagem tem duração de dois dias.

“Não há dúvida de que é uma experiência de sucesso que pode servir de inspiração para projetos em Goiânia”, destaca o prefeitável. Para Vanderlan, o modelo colombiano de desenvolvimento urbano tem despertado a atenção do mundo. Tanto Medellin como Bogotá (capital e maior cidade do país) se apresentam atualmente como metrópoles verdadeiramente sustentáveis.

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“O Brasil é um país muito mais rico que a Colômbia, mas os gestores públicos não estão conseguindo converter essa riqueza em benefícios para a população que, no final das contas, mora é nas cidades. Parte disso se deve ao nosso modelo de pacto federativo, que concentra recursos na mão da União. Mas muito vem da incapacidade do gestor de buscar soluções criativas de desenvolvimento humano e urbano. Foi isso que viemos buscar aqui”, destaca o empresário.

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Medellin foi mundialmente celebrizada por dar nome ao cartel comandado pelo narcotraficante Pablo Escobar nas décadas de 1970 e 1980. Hoje, porém, a cidade conseguiu deixar para traz o rótulo de Meca da cocaína para ser premiada, em 2013, com o título de cidade mais inovadora do mundo pelo Urban Land Institute, uma organização não governamental fundada em 1936 em Chicago, nos EUA, e que desde então atua na promoção do uso responsável dos espaços urbanos.

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Com uma população estimada em 3,5 milhões de habitantes na região metropolitana, Medellin implantou, a partir de 1992, um plano estratégico e integrado de desenvolvimento urbano modelar. No foco das ações estavam os bairros mais pobres e isolados da cidade, de geografia entrecortada por encostas e colinas.

O plano de infraestrutura de serviços públicos essenciais (transporte público, escolas, parques, centros culturais, bibliotecas e os chamados centros de conhecimento) contribuiu, junto com a criação da Secretaria Municipal de Segurança, para reduzir a taxa de homicídios em impressionantes 80% em 10 anos. Associada à melhoria da qualidade de vida, a cidade dispôs-se a investir na inovação tecnológica como vocação econômica, gerando empregos de alta formação de renda para seus habitantes.

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Na mobilidade, Medellin é destaque mundial por incorporar uma solução extremante criativa para vencer a geografia acidentada. O Metrocable, uma espécie de metrô suspenso (na verdade um sistema de teleféricos), interliga os bairros mais distantes ao centro da cidade. Os 9,4 quilômetros do sistema, combinado a uma rede de 400 metros de escadas elétricas, transporta atualmente cerca de 550 mil passageiros por dia. Para efeito de comparação, o Eixo Anhanguera, maior do sistema de transporte coletivo de Goiânia, conduz tão somente 200 mil passageiros por dia.

Cronograma de atividades

Na manhã do primeiro dia da visita, na quarta-feira (25), Vanderlan Cardoso assiste a uma apresentação sobre a transformação vivenciada por Medellin de um modo geral. Será feita uma explanação sobre a Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e região metropolitana (ACI), que busca cooperação internacional para a cidade e recebe gestores de todo o mundo que querem conhecer a experiência municipal.

Em seguida, conhecerá o Plano de Segurança, onde poderá compreender as políticas públicas para a área, a exemplo do Sistema de Informação para a Segurança e Convivência (Sisc) e o trabalho de inteligência para redução da violência e promoção da cidadania que o organismo desenvolve.

“Até onde sei”, antecipa o empresário, “Medellín possui um plano municipal de segurança coordenado pela Secretaria de Segurança do Município. Guardadas as peculiaridades de nosso sistema legal, vamos buscar na experiência deles o que é possível fazer em Goiânia”, diz.

Entre as medidas adotadas por Medellin, revela Vanderlan, estão a articulação de empresas privadas com a prefeitura, as políticas voltadas à comunidade, a setorização dos serviços de investigação criminal, o fortalecimento do serviço de inteligência e a análise sistemática dos fenômenos criminais, sua evolução e os impactos na sociedade.

Logo após o almoço, Vanderlan reúne-se com a Área Metropolitana do Valle de Aburrá. Trata-se de uma entidade administrativa de direito público que reúne nove dos 10 municípios da região de metropolitana de Medellín, onde residem quase 3,5 milhões de pessoas. Em seguida, acontece uma reunião com a Gerência de Mobilidade Humana. “Essa gerência surgiu para impulsar e promover novas alternativas de transporte e gerar uma nova cultura em torno da mobilidade, onde o pedestre e o ciclista ocupam o topo da pirâmide e convive em harmonia com os demais meios de transporte”, diz o empresário.

Na última atividade do dia, à noite, ocorre um jantar com Sérgio Escobar, diretor executivo da Agência de Cooperações e Investimentos (ACI) de Medellin

Logo cedo na quinta-feira, segundo e último dia da visita, Vanderlan realiza uma visita à Biblioteca do Parque San Javier. É um espaço dedicado à cultura, à literatura e aos negócios, criado para abrigar todo tipo de expressão artística e ajudou nos esforços para a redução da violência. Medellin possui uma rede de 20 bibliotecas públicas.

O Parque San Javier possui um Centro de Desenvolvimento e Negócios (Cedezo), que visa a apoiar o empreendedorismo, a geração de renda, o desenvolvimento e a consolidação de microempresas nos bairros da cidade; salas para leitura de crianças e adultos com livros de todas as tendências literárias e acervo multimídia. A biblioteca tem salas de leitura adaptadas a cada idade, tornando o exercício da leitura uma experiência ainda mais prazerosa; Sala de Navegação Virtual, com mais de 100 computadores com acesso gratuito à Internet; auditório para 236 pessoas com todas as dependências, disponível para apresentações teatrais e musicais, por exemplo; a Sala do meu Bairro, um espaço com dados textuais, fotográficos e fílmicos sobre os bairros da cidade; e a Ludoteca, uma sala recreativa e educativa para as crianças.

Depois, Vanderlan visita o sistema integrado de transporte elevado de Medellin, um impressionante complexo de mobilidade composto de escadas elétricas e teleféricos que transformou o cenário andino da cidade e possibilitou à população dos bairros periféricos alcançar o centro em uma fração do tempo antes gasto.

Essas foram as primeiras escadas elétricas públicas e gratuitas do país, com 400 metros de extensão, e que beneficia diretamente 12 mil pessoas. Hoje os moradores levam apenas cinco minutos para subir em um percurso que, antes, demandava 30 minutos. Já o Metrocable passa por cima das casas, cortando vales e colinas em três linhas, interligando oito estações. É hoje o principal modal de transporte público de Medellin.

Ainda de manhã, conhece a Unidade de Vida Articulada (UVA), um espaço público de 1.800 m² com quadra poliesportiva, brinquedoteca, piscina, várias salas de aula, salas culturais e auditório, entre outros, que está ligado ao metrô e ao Metrocable.

Para encerrar a visita, à tarde, Vanderlan faz um tour pela Ruta N, uma empresa criada pelo prefeito de Medellin para estimular o desenvolvimento econômico da cidade. A Ruta N promove a ciência, a tecnologia e a inovação num ciclo sustentável. Com um planejamento de longo prazo, o principal objetivo do projeto é posicionar Medellín como a cidade mais inovadora na América Latina em 2021. 

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Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

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