Os autores do livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder), os jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, afirmam que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva disse ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica, em reunião, que a “única forma de governar o Brasil” seria lidando com “muitas coisas imorais” e “chantagens“. A informação é do site de notícias G1.
Essa conversa, relatada no livro, foi presenciada pelo ex-vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, e aconteceu semanas antes da posse de Mujica em 2010.
Os autores ainda informaram ao G1 que durante o mandato de Lula como presidente ele teria afirmado enfrentar um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, o Mensalão. “Neste mundo, eu tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens“, “Essa era a única forma de governar o Brasil“, afirmou o brasileiro a Mujica, segundo o livro.
O Instituto Lula informou que não irá se manifestar sobre o livro. O livro foi lançado recentemente no Uruguai e virá para o Brasil “em poucos dias“, disse Andrés Danza.
Os jornalistas escreveram também que Mujica “admira profundamente” o ex-presidente Lula e o considera “um modelo, um de seus faróis“.