O coronavírus Sars-CoV-2 avançou com força em Luziânia na primeira quinzena de junho. Somente nos primeiros 14 dias do mês, a cidade do Entorno do Distrito Federal teve 213 casos confirmados da Covid-19, mais que o dobro do que havia sido registrado até o dia 31 de maio.
O mês passado terminou, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, com 102 pessoas contaminadas. No domingo (14), este total já era de 315.
Foi neste mês que o vírus ganhou mais força em Luziânia. No dia com mais casos notificados, a prefeitura confirmou o diagnóstico para Covid-19 para 31 luzianienses. Antes, esse dado dificilmente chegava na dezena e, em vários dias, não havia casos confirmados.
Com o avanço da doença, as mortes também aumentaram. Até 31 de maio, Luziânia tinha quatro mortes. No boletim do último domingo, a cidade registrava 11 óbitos causados pelo coronavírus, um incremento de sete vítimas em 14 dias, significando, portanto, uma morte a cada dois dias.
O número de casos suspeitos também cresceu, embora em número muito menos significativo que os demais. Até 31 de maio, eram 241 casos considerados suspeitos. Em 14 dias, houve um acréscimo de 75, com 316 possíveis portadores do Sars-CoV-2. O total de pessoas recuperadas sequer dobrou no período, passando de 25 para 45.