Começa nesta terça-feira (27), e vai até domingo, 1º de junho, na cidade de Goiás, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica 2014, que espera receber mais de 100 mil turistas. Além da apresentação de mais de 40 filmes de temática ambiental, debates, cursos, oficinas, palestras e outras atividades, o turista terá à sua disposição shows musicais, balneários, museus, festas, culinária, arte e artesanato entre várias outras opções de entretenimento e lazer, na cidade e redondezas.
Uma das novidades para essa edição é a inauguração do Memorial do Fica, com exposição permanente do acervo fotográfico e documental do Festival desde a sua primeira edição, em 1998. “Muitas pessoas que trabalham dissertação de mestrado, tese de doutorado e pesquisas sobre o Fica encontravam dificuldades que agora serão sanadas com a disponibilidade desse material”, frisa Rodrigo Santana, coordenador-geral operacional do Fica. O acervo ficará disponível durante todo o ano.
É também Rodrigo Santana quem antecipa as melhorias que a cidade oferecerá durante o Fica 2014. Uma delas é o Fica Limpo, que aumentou o número de trabalhadores para essa área de 40 para 50. Foi ampliado também o período de trabalho, que incluiu dois dias que antecedem o evento e também irá se prolongar por mais um após o encerramento. Segundo Santana, no ano passado 70% do lixo recolhido foi para a Central de Triagem de Lixo, percentual que deve aumentar nesse ano.
O setor de alimentação que apresentava deficiências e reclamações quanto à demora no atendimento, também surpreenderá o turista, segundo Rodrigo. “Conversamos com os donos de restaurantes e é certo que o visitante sentirá as melhorias nesse aspecto”, garante o coordenador. “O vilaboense é conhecido por sua hospitalidade, qualidade que será evidenciada nesse Fica”.
Com informações do Goiás Agora.