Publicidade

Em Goiás, cerca de 15,5% das meninas já sofreram algum tipo de agressão sexual, aponta IBGE

Por 2 anos atrás

Dados divulgados nesta quarta-feira (13/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), apontou que cerca de 11,8% dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental responderam que alguma vez na vida alguém o(a) tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra a sua vontade em alguma forma de agressão sexual. Esse percentual foi cerca de 15,5% para as meninas, 8,3% para os meninos, 10,5% de estudantes da rede pública e 14,0% de estudantes da rede privada. Os dados são relativos ao ano de 2019.

LEIA TAMBÉM: Homem é suspeito de matar cachorro de namorada por ciúmes, em Goiânia

Publicidade

A pesquisa também mostrou que mais de 70% das agressões ocorreram por meio de um amigo ou namorado, sendo a figura do agressor sexual personificada em 36,1% dos casos pelo amigo (a), 35,4% pelo namorado(a), ex-namorado(a), ficante ou crush. Outros 23,3% das agressões ocorreram por desconhecidos, 2,6% pelo pai, mãe, padrasto ou madrasta, 10,8% por outros familiares e 10,0% por outra pessoa. A agressão sexual está logo ao lado.

Publicidade

O levantamento questionou ainda se na vida do escolar alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer outro ato sexual contra a sua vontade. Em Goiânia, o resultado foi positivo para 5,1% dos escolares em geral, 2,9% dos estudantes homens, 7,4% das estudantes mulheres, 5,0% dos estudantes da rede pública e 5,3% dos estudantes da rede privada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Goiânia

Publicidade
Compartilhar