Está marcado para esta quinta-feira (31) o I Encontro Goiano de Leishmaniose Visceral Canina, no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO). De acordo com a Diretoria de Vigilância em Zoonoses de Goiânia, somente nesse ano, no mês de janeiro a julho, foram realizados 594 exames sorológicos para a doença. No mesmo período cerca de 16 casos foram confirmados.
Atualmente existe uma vacina antileishmaniose visceral canina comercializada no Brasil, com o uso restrito à proteção individuais de cães. A vacina apensar de combater a doenças, não tem efetividade comprovada em humanos.
A doença
A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor (flebotomíneo) infectado, tendo como reservatórios animais silvestres e o cão. É uma doença de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar ao óbito até 90% dos casos humanos.
No Brasil, é uma doença endêmica, com registros frequentes de surtos. Inicialmente, sua ocorrência estava limitada a áreas rurais e a pequenas localidades urbanas. Atualmente encontra-se em franca expansão com evidências de periurbanização e urbanização para grandes centros. Está distribuída em 21 unidades da federação, atingindo as cinco regiões brasileiras. Em Goiás existe a confirmação de casos caninos e/ou humanos em aproximadamente 20% dos municípios.
08h30 – Abertura com uma mesa redonda sobre a situação da Leishmaniose.
08h50 – Leishmaniose Visceral Canina: mitos e verdades, com a Méd. Vet. Júlia Cristina Maksoud Brazuda, membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
09h40 – Situação da Leishmaniose no Brasil – com o Méd. Vet. Lucas Edel Donato, do Ministério da Saúde
10h20 – Intervalo
10h40 – Situação da Leishmaniose em Goiás, com a Méd. Vet. Sonaide Faria Ferreira Marques, Coordenadora de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás – SES
11h10 – Situação da Leishmaniose em Goiânia, com a Méd. Vet. Marivanda Perin, Diretoria de Vigilância em Zoonoses – DVZ/ Goiânia
12h30 – Intervalo para Almoço
13h30 – Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina, com o Méd. Vet. Francisco Anilton Alves, do Laboratório Ceva Hertape.
14h30 – Tratamento da Leishmaniose
15h30 – Intervalo
16 horas – Debate: CRMV-GO, Ministério da Agricultura (Mapa) e Vigilância em Saúde.
17h30 – Encerramento.