A procura por testes de covid-19 segue elevada em Anápolis. Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta que o Ginásio Internacional Newton de Faria, que centraliza o serviço, já testou quase 14 mil pessoas desde sua abertura.
Ao todo, foram 13.747 cidadãos que se submeteram à testagem em 14 dias de funcionamento. A média, portanto, é de quase 1 mil testes diários. Até aqui, a taxa de positividade é de 23,26%, com 3.198 testes positivos. No local, são distribuídas 1 mil senhas por dia. Portanto, a estrutura tem funcionado praticamente no limite.
Quem tem diagnóstico de covid-19 e imediatamente encaminhado para unidades de saúde do Bairro de Lourdes, São José, Vila União, Vila Norte, Arco-Íris e São Carlos. Os pacientes com sintomas moderados vão para a unidade do Parque Iracema, se forem adultos, ou para a UPA Pediátrica, no caso das crianças.
A decisão de unificar o serviço em um novo local surgiu como estratégia da administração para resolver o gargalo nas unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, que vinha registrando aumento expressivo na demanda.
“Estamos atingindo o nosso objetivo de desafogar a UPA, direcionando os casos positivos para unidades de atendimento exclusivo às síndromes gripais, que foram ampliadas para melhorar o atendimento à população de maneira geral”, pontua o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola.
O atendimento no ginásio começa às 10h e pode se estender até 22h, desde que haja disponibilidade de senhas. A testagem em local único é uma medida desenvolvida, a princípio, com duração de 30 dias. O paciente deve apresentar documentos pessoais e obtém o resultado em mais ou menos 15 minutos.