O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) foi o primeiro deputado a discursar durante a cerimônia de posse do Governador eleito do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Em nome da oposição o parlamentar destacou que a data de hoje, além de marcar o começo de um novo Governo, se destaca também pelo surgimento de uma nova oposição em Goiás.
Talles, em seu discurso, ressaltou que a sociedade, por meio do voto, tem redefinido os papéis políticos de seus representantes, no Executivo e no Legislativo. Segundo ele, o povo exige uma gestão pública transparente e de responsabilidade e indica um caminho a ser seguido.
O deputado destacou também que Goiás viveu nos últimos tempos transformações sem precedentes desde a redemocratização e a refundação da República. “São transformações resultado de uma sequência de governos voltados para o desenvolvimento econômico e social, divididos entre as administrações do MDB, que se estenderam até os anos 90, e com a chegada dos governos do Tempo Novo, que se iniciaram no final dos anos 90”, observou.
O parlamentar apresentou também conquistas e dados do último governo que, segundo ele, se traduz em números expressivos, em todas as áreas. “Marconi Perillo e José Eliton inseriram Goiás na era moderna, por meio do sensível aperfeiçoamento da máquina pública, com foco na transparência e na valorização dos servidores.” Ele foi vaiado por várias oportunidades por pessoas que acompanhavam a sessão.
Em relação ao futuro do Estado, Talles Barreto disse não ter dúvidas de que o novo governo terá todas as condições de realizar uma boa gestão para o povo goiano. O parlamentar criticou a formação da equipe de governo de Ronaldo Caiado, lembrando que vários nomes são de fora do estado.
Talles Barreto finalizou seu discurso de oposição dizendo que é preciso ter humildade e trabalhar muito para que o governo realize mais para todos que estudam, trabalham, empreendem e moram em Goiás. “Gerar as oportunidades que todos os goianos anseiam para o futuro. Sabemos que a missão de um bom governante não é a de agradar a todos, mas de tomar decisões necessárias, muitas delas, difíceis e amargas, com ganhos para a coletividade, não para minorias privilegiadas. Faremos uma oposição responsável pelos goianos e para os goianos.”
Ele cumprimentou ainda os parlamentares eleitos e reeleitos e dividiu, com todos, a responsabilidade de sempre contribuírem decisivamente para o aperfeiçoamento das matérias enviadas pelo Executivo para a apreciação e votação na Assembleia.