Vanderlan Cardoso manteve o tom propositivo durante todo o debate promovido pela TV Record na noite deste domingo, 26. O candidato do PSB não fugiu de mostrar os problemas e levantar as soluções para a capital goiana, mesmo diante de perguntas contundentes. “Goiânia nos últimos 16 foi governada com o fígado. Não farei uma administração baseada na raiva, busco parcerias”, disse.
Devido a mais uma ausência de Iris Rezende (PMDB) e de resultados das últimas pesquisas, que apontam grande ascensão de Vanderlan nas intenções de voto e empate técnico no segundo turno, o candidato acabou sendo alvo de ataques durante o debate. No entanto, Vanderlan conseguiu se manter em torno das propostas para governar Goiânia. “Com respeito ao eleitor, vamos falar da capital, pois temos projetos para a cidade em todas as áreas. Vamos trabalhar para gerar emprego e renda”.
Delegado Waldir chegou a acusar Vanderlan de ter retirado a concessão da Saneago quando foi prefeito de Senador Canedo, por suposta ineficiência. No entanto, o candidato do PSB lembrou ao delegado que a gestão de água e saneamento da cidade sempre foi do município, e que a Saneago nunca esteve no município. “O senhor está mal informado. Fizemos um amplo trabalho de ampliar o acesso da água à população. Além disso, deixamos a estação de tratamento de esgoto praticamente pronta e agora está sendo finalizada”, respondeu.
Propostas
As perguntas de Vanderlan para outros candidatos foram propositivas. Em uma delas, quis saber do candidato do PSOL, Flávio Sofiati, sobre a geração de emprego e renda em Goiânia. Vanderlan lembrou que a alta taxa de desemprego na capital é resultado da falta de gestão e ausência de parcerias das administrações anteriores para desenvolver a cidade. “Vamos implantar polos de desenvolvimento por toda a cidade, favorecendo assim as confecções, marcenaria, serralheria e um tecnológico. Para trazer mais investimento”.
Em outro momento, lembrou a gestão como prefeito de Senador Canedo. “Investimos na segurança primária para combater a criminalidade que existia por lá. Ela chegou a ser conhecida como “Senador Faz Medo””, lembrou. Vanderlan afirmou que a cidade saiu de uma das mais perigosas da região metropolitana e se transformou numa cidade com qualidade de vida. “Em Goiânia não vamos fazer diferente. Vamos investir no esporte, na cultura, na educação, na saúde, em escolinhas de iniciação esportiva e em qualificação profissional”, afirmou.
Ausência de Iris
Iris Rezende segue sem comparecer a nenhum debate com os candidatos a prefeito de Goiânia. Não foi diferente com o realizado pela TV Record na noite deste domingo. O jornalista e mediador, Carlos Magno, lamentou a ausência do peemedebista e afirmou que era “imperdoável” e que o candidato “desonrou o compromisso assumido”, pois havia confirmado e desmarcou no último momento.
O fato foi lembrado também por alguns candidatos. Um deles chegou a afirmar que a palavra de Iris Rezende muda conforme a hora do dia, tanto pela ausência no debate, quanto pelo fato de ter se aposentado da vida política e voltado atrás poucos dias depois.