Em seu primeiro compromisso público após missão na Europa, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), participou na manhã de hoje (30) do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados, em Rio Quente, interior do Estado. Na ocasião, Marconi fez uma palestrou sobre o tema Segurança Pública e o Poder Judiciário.
O governador citou programas implantados pelo governo de Goiás na área da Segurança Pública nos últimos quatro anos. “Para nós governantes, essa é uma área de grandes desafios. Em Goiás, aumentamos em 47,31% o orçamento para Segurança entre 2011 e 2014”, disse ele.
Marconi enfatizou a parceria com o Poder Judiciário e com o Conselho Nacional de Justiça no que se refere ao cumprimento da execução penal e para barrar a criminalidade. O governador defendeu novamente a criação de um Sistema Único de Segurança Pública e do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Ainda em seu discurso, Marconi disse que o país necessita de mais presídios de segurança máxima e de uma política mais austera com relação aos países vizinhos devido ao tráfico de drogas e armas. Ele completou acrescentando que está investindo no sistema prisional do estado.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, e o Procurador Geral de Justiça, Lauro Machado, acompanharam o evento. Estavam presentes ainda ministros do STF e dos Tribunais Regionais, promotores e advogados. O Congresso, que começou na última quinta-feira, 29, segue até amanhã.