Os Estados Unidos deram o primeiro passo formal para a saída do acordo de clima de Paris assinado em 2015. A medida é uma promessa de campanha do presidente norte-americano Donald Trump e estava sendo postergada. A ONU foi notificada do interesse estadunidense nesta segunda-feira (04/11). As informações são da Folha de São Paulo.
O acordo foi assinado na capital francesa por 200 países e estabeleceu um compromisso conjunto de reduzirem as emissões de gases que causam o efeito estufa e ajudar países mais pobres a também lidarem com seus problemas ambientais.
Com a notificação, os Estados Unidos devem ficar mais um ano no bloco ambiental e assim devem deixar o Acordo de Paris no próximo dia 4 de novembro de 2020. A data é significativa: trata-se do dia seguinte às eleições presidenciais norte-americanas.
Trump defendia a saída do acordo desde sua campanha em 2017. A justificativa sempre foi a defesa da “reafirmação da soberania americana”. “Fui eleito para representar os eleitores de Pittsburgh [cidade industrial], não de Paris”, disse num comício.