O município de Pirenópolis apresentou um crescimento significativo com relação aos casos de Covid-19 nos últimos cinco dias. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, haviam cinco casos ativos registrados no último domingo (2). Já os dados publicados nesta quinta-feira (6), apontam o número de 178 casos ativos na cidade.
A ascensão, no entanto, se mostrou gradativa após o réveillon. Na segunda-feira (3), o registro de casos ativos em Pirenópolis já havia saltado para 13. No dia seguinte, terça-feira (4), 35. Já na quarta-feira (5), o número subiu para 100, chegando a 178 no último período contabilizado pela pasta. O crescimento é de 3.460% com relação aos últimos cinco dias.
Antes disso, o número de casos ativos no município permanecia baixo. Na sexta-feira (31), último dia do ano, cinco casos permaneciam ativos. Do dia 28 ao dia 30, nove registros. Já no dia 24, véspera de natal, 13 pessoas estavam infectadas com o coronavírus no município, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde.
Determinação
O decreto em vigor no município, publicado em 16 de novembro de 2021 no Diário Oficial, determina a manutenção dos protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras de proteção facial e álcool gel. Com relação à realização de eventos, o documento alega que além do cumprimento dos protocolos de biossegurança, em estabelecimentos devidamente autorizados, com a exigência da apresentação de certificado de vacinação com esquema vacinal completo.
Além disso, houve planejamento da Prefeitura de Pirenópolis com o fechamento de parte da área histórica da cidade para veículos, durante um período de 24 horas, entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 1 de janeiro de 2022, com o intuito de proporcionar o tráfego seguro de pedestres, com maior viabilidade para o distanciamento social.
De acordo com o portal da Prefeitura, não seriam realizadas festas públicas em atenção à situação de pandemia, pelo Poder Executivo. No entanto, o espaço de circulação seguro seria viabilizado para as pessoas presentes na cidade.
A reportagem do Diário de Goiás tentou contato com a Secretaria de Saúde do município, mas não obteve êxito até o momento desta publicação. O espaço permanece aberto para eventuais respostas ou manifestações a respeito.