Em cinco dias de atividades, o programa Cidade Segura já recolheu 1,5 toneladas de fios excedentes e em desuso de postes da capital. A ação já percorreu cinco bairros da cidade.
As equipes de empresas de telecomunicações responsáveis pela retirada segura dos fios já estiveram nos bairros Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II. Os fios serão recolhidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que encaminhará o material para associações de artesãos e catadores de recicláveis.
O programa Cidade Segura, lançado pela Prefeitura de Goiânia em 15 de agosto, começou as atividades no dia 16 de agosto. A iniciativa é fruto da parceria com o Ministério Público de Goiás e empresas de telecomunicações, com o apoio da Equatorial, e deve chegar também às regiões Leste, Norte e Sul, abrangendo toda a Capital.
O objetivo central é diminuir a quantidade de fios nos postes da cidade, identificá-los, regularizá-los e retirar a fiação morta e em desuso. Além disso, o Cidade Segura visa promover a segurança da população goianiense e contribuir com o meio-ambiente e a estética urbana.