Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Em Ceres, prefeitura distribui kit com medicamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19

Compartilhar

A prefeitura de Ceres está distribuindo um kit com medicamentos para tentar combater o coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Há o vermicida ivermectina, a azitromicina, vitaminas e até mesmo cloroquina, a depender do receituário médico. Nenhum deles ainda tem eficácia comprovada contra o patógeno.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medicação tem sido entregue desde o início a pacientes com diagnóstico confirmado, desde que haja aval médico e aceitação do paciente. Há poucos dias, o protocolo foi alterado para abranger também casos prováveis, ainda sem confirmação de Covid-19, mas com sintomas. A distribuição do kit, nesses casos, também ocorre somente com receita médica.

Publicidade

A medida foi inspirada em Porto Feliz (SP). O prefeito do município paulista, Cássio Prado, começou a distribuir kits com medicamentos para pacientes ainda em estágio inicial e, segundo ele, o número de internações e casos foi reduzido. Na prática, porém, a cidade tem números semelhantes ao de municípios vizinhos. Já são mais de 300 casos e três mortes.

Publicidade

O prefeito de Ceres, Rafaell Melo, confirmou, em nota, a ampliação da distribuição do kit a casos ainda sem confirmação. Ele lembrou, porém, que os medicamentos são oferecidos aos pacientes de Covid-19 desde o início da epidemia e reforçou que o kit só é entregue com prescrição médica.

Publicidade