CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Em carta que será lida na tarde desta terça-feira (11), em Curitiba, o ex-presidente Lula fará o aceno mais explícito a seu herdeiro político, Fernando Haddad, e dirá que ele é seu escolhido para o Planalto.
Segundo apurou a reportagem, Lula pedirá votos para Haddad e dirá que o ex-prefeito de São Paulo, hoje vice na chapa do PT, está pronto para retomar seu projeto para o país.
Barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no início do mês, o ex-presidente vai renunciar à candidatura e passar o posto para Haddad na data limite estipulada pela justiça eleitoral.
No texto, elaborado com ajuda de seus principais auxiliares, Lula ainda fará elogios à gestão do afilhado como ministro da Educação, durante seu governo, e vai dizer que confia no trabalho de Haddad.
O ex-presidente não deixará de afirmar que sofre injustiças e que foi impedido de disputar a eleição de outubro.
A mensagem deverá ser lida por um dirigente do PT antes do pronunciamento oficial de Haddad, marcado para as 15h, em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba.
O ex-presidente também escreveu uma mensagem à cúpula do PT, que se reúne na manhã desta terça, na capital paranaense, na qual pede a chancela da sigla para o nome de Haddad.
Alas do PT, ligadas à presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), insistiam para que a substituição de Lula fosse feita em 17 de setembro.
A defesa do ex-presidente ainda aguarda recursos no STF (Supremo Tribunal Federal), mas petistas admitem que as ações são apenas formalidades para embasar o discurso de que lutaram até o fim para tentar garantir a candidatura de Lula.