O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vai participar de reunião junto com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília nesta terça-feira (25/04). Na pauta do encontro, estarão temas sensíveis como as invasões de propriedades privadas, direito de propriedade e marco temporal para demarcação de terras indígenas.
O encontro terá a presença de lideranças da agropecuária de todo o país, entre elas o presidente da entidade, o deputado federal Pedro Lupion (PP); e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Em recente entrevista ao Diário de Goiás, o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Renato Brum destacou que, apesar de não estimar números, as invasões de terras em propriedades goianas aumentou desde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Apenas nos três primeiros meses de 2023 já foram registradas 16 tentativas de invasões ou ocupações de terras no estado de Goiás. Ele destaca que após negociação, todas chegaram a um desfecho pacífico sem a necessidade de efetuar prisões tampouco uso da força.
Brum destaca que há uma força-tarefa vigilante entre as Polícia Civil, Militar e Federal para evitar qualquer ocupação por parte de movimentos, e quando isso acontece, o grupo está preparado para intervir de maneira a evitar que a invasão atinja grandes proporções. A comunicação é rápida e ação também.