Por meio de ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia promete realizar 500 consulta oftalmológicas neste sábado, 7. A iniciativa faz parte do Programa Olha Brasil e é voltada aos alunos da rede pública do município.
Os estudantes que serão atendidos passaram por triagem visual (teste de Snellen) feita em 28 unidades de Educação municipais e 4 estaduais. O atendimento será realizado, na Fundação Banco de Olhos, a partir das 08h00. “As crianças que apresentaram alguma alteração nos testes visuais foram selecionadas e, agora, estão sendo encaminhadas para consulta oftalmológica”, explica a coordenadora de estratégia da saúde da família, Érica Rocha.
O programa tem como objetivo proteger a saúde visual dos alunos, contribuindo para melhora do desempenho escolar. ”A dificuldade visual interfere no aprendizado da criança. Muitas vezes, a percepção demora acontecer”, pontua a coordenadora.
Os alunos examinados que apresentarem problemas de visão serão encaminhados a um especialista e, se necessário, receberam tratamento contínuo ou aparelho corretivo. “As crianças que tiverem dificuldade visual que pode ser corrigida por óculos de grau terão os óculos garantidos. As outras crianças, que outros problemas forem diagnosticados, elas vão ter a garantia do tratamento até a solução definitiva”, promete Érica Rocha.