Filas em agências da Caixa são cenas que se repetem em praticamente todas as cidades brasileiras. Evitar aglomerações em frente aos bancos é um dos desafios e, em Aparecida de Goiânia, a prefeitura iniciou a demarcação, via sinalização de setas, do solo para garantir o distanciamento social de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o desrespeito ao distanciamento nas filas levou à iniciativa. “A nossa preocupação é com o aumento da proliferação da Covid-19 nesses locais que, são hoje, os pontos com maior índice de aglomeração na cidade, pois as pessoas não têm respeitado o distanciamento. Por isso que resolvemos intervir e organizar uma forma para que as pessoas se distanciem”, ressaltou.
A ação foi iniciada nesta segunda-feira (4), em uma agência no Residencial Village Garavelo. Para a afixação das setas de distanciamento, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMTA) interditou parte da Avenida Independência. A medida também será aplicada nas agências do setor Cidade Livre, Garavelo, Vila Brasília e Papillon Park.
“Ao todo 400 faixas serão demarcadas no asfalto em frente cada agência, com 1,5 metro de distanciamento. As ruas serão interditadas durante o funcionamento do banco e em quanto durar a disponibilização do benefício do Governo Federal”, salientou o secretário Robes Venâncio.
Além da demarcação, agentes da SMTA auxiliarão as pessoas na organização das filas e no trânsito das imediações, dando mais segurança aos que precisam do auxílio emergencial. “Cabe às agências a organização das filas e a promoção do distanciamento, mas após constatar o problema na organização, a Prefeitura, que já vinha realizando ações de conscientização e fiscalização nos estabelecimentos, decidiu intensificar as medidas de preservação das vidas aparecidenses e intervir nessa situação até que o banco providencie seguranças particulares para realizar a organização das filas”, explicou o secretário