Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Em Aparecida de Goiânia, roubos ao comércio tiveram queda de 46,59%

Compartilhar

Relatório da Gerência do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) mostra que, assim como os indicadores de nível estadual, Aparecida de Goiânia registrou queda nas mais diversas modalidades criminais pesquisadas. A comparação é entre outubro de 2016 e o mesmo período do ano passado. Roubos ao comércio caíram 46,59%. Chama ainda atenção a queda de 100% no número de latrocínios. Nenhum caso foi registrado na cidade no mês passado.

De acordo com o relatório, homicídios apresentaram redução de 32,14%. As tentativas de homicídio tiveram queda ainda mais significativa, 60,71%. Roubos de veículos encolheram 23,74%. Roubos em residências declinaram 21,43% e roubos a transeuntes tiveram queda de 11,68%.

Publicidade

Crimes relacionados a furtos também declinaram em outubro. Furtos em comércio (-40,32%), furtos em residências (-29,96%), furtos de veículos (-25,23%) e frutos a transeuntes (-16,13%).

Publicidade

IntegraçãoOs investimentos em inteligência e aparelhamento das forças policiais contribuem com a queda dos índices de criminalidade. Para o comandante de Policiamento de Aparecida de Goiânia, tenente-coronel Renato Brum, o trabalho integrado entre as policias goianas tem contribuído de forma decisiva para a redução dos índices de criminalidade no município. “A união de esforços entre as forças de segurança se mostra fundamental. Temos traçado estratégias, trocamos informações e realizamos diversas operações para coibir o crime”, explica.

Publicidade

O delegado regional de Aparecida de Goiânia, André Fernandes de Almeida, também enaltece o trabalho conjunto entre as corporações. Ressalta o planejamento estratégico, a eficiência das investigações e o policiamento preventivo. “As polícias goianas se esforçam diariamente. Os resultados são visíveis, uma vez que os índices de criminalidade estão em queda constante e a elucidação de delitos cometidos tem sido satisfatória”, ressalta.

Combate à criminalidadeNos últimos meses, as forças policiais goianas empreenderam diversas operações de repressão ao crime em Aparecida de Goiânia. Em outubro, o Grupo Antirroubo a Bancos (GAB) e da Gerência de Operações de Inteligência (GOI) da Polícia Civil realizaram a maior apreensão de armas de grosso calibre realizadas em Goiás neste ano. 

Publicidade

Também em outubro, a Polícia Civil – por meio do Grupo de Repressão a Crimes Rurais e de Divisas (GRCRD) – prendeu oito pessoas de uma quadrilha especializada em roubo e furto de máquinas e equipamentos agrícolas. Eles são suspeitos de diversos crimes cometidos na zona rural de quatro municípios, entre eles Aparecida de Goiânia. No mesmo mês, agentes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam cinco suspeitos de adulteração de chassis e emissão de documentos falsos. 

Em agosto, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar apreendeu cerca de 1,5 tonelada de maconha, no Setor Garavelo. A PM também apreendeu diversas armas de fogo.

Publicidade